O Pastor Antônio Carlos Sousa Teles e o Pastor auxiliar Adão Anúncio de Sousa, são empossados na Assembleia de Deus em São João Batista


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em São João Batista, tem um novo líder religioso. Na noite deste domingo (30) aconteceu o culto de posse do Pastor Antônio Carlos Sousa Teles e do Pastor auxiliar Adão Anúncio de Sousa, Pastor  que teve seu nome escolhido na última reunião da Convenção Estadual.

Durante a cerimônia, em gesto simbólico, o pastor recebeu a chave da igreja, ocasião em que reafirmou seu compromisso com a obra de Deus. “Estou mais experiente e, com a ajuda de Deus, eu e minha família daremos continuidade ao pastoreio desta igreja”, disse.


Na década de 40, o Evangelho Pentecostal que afluia em Itans/ Viana chegou até os povoados Alegre e Santana em solo joanino, através da irmã Margarida Aragão Gomes (Sinoca).

O trabalho pioneiro recebeu visitas da AD em Viana, através do Patriarca Francisco Moízes Garcia, primeiro pastor pentecostal a evangelizar nosso povo.

O trabalho plantado com lágrimas frutificou e o Senhor começou a multiplicar o número de salvos para a Glória do seu nome.

Na sucessão do pastor Francisco Moízes Garcia, fomos apascentados pelos saudosos pastores Antônio Fernandes de Oliveira (Tanoca), José Ramos e Hilário Pereira da Silva, que falou ao pastores Alcebíades Pereira Vasconcelos e Estevam Ângelo de Souza, sobre a necessidade de um pastor para residir em São João Batista.

Sendo assim em 01 de janeiro de 1958, o pastor Hilário Pereira da Silva empossou o Evangelista Abdias Pereira da Costa, como o primeiro pastor pentecostal a morar em solo joanino.

Foram apenas, 08 meses em nossa terra, pois, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) em São Luís, a Ceadema enviou o Pastor Raimundo Lopes da Silva, no dia 07 de agosto de 1958.

Foram 04 anos de um ministério profícuo em nossa terra, pois, durante a vigésima terceira AGO em São Domingos do Maranhão, no dia 16 de agosto de 1962, o pastor Raimundo Lopes permutou com o pastor Simião Apolinário Pires, indo para a AD em Cururupu.

Já idoso, o pastor Simião gastou-se para que a Mensagem do Cristo vivo pudesse ser anunciada a todos os joaninos, foram quase 07 anos de labor e muitas lutas, até fevereiro de 1969, quando passou a estar com o Seu Senhor.

Em 27 de março de 1969, em reunião administrativa da Ceadema, o jovem Jonas Aguiar da Silva foi autorizado a Evangelista para ser o novo pastor; foram anos de muitas lutas, sofrimento, pois, ser pastor não era sinônimo de status, porém de um profundo amor a causa do Mestre.

Em 11 de outubro de 1974, recebemos o pastor José Reinaldo Mendes (hoje jubilado e vive em São Luís) que muito andou por nossa região, e na AGO de 1977, ele desmembrou a congregação de São Vicente Ferrer ao pastor Joaquim Guilherme da Silva (saudoso pastor Quincas).

Em 02 de novembro de 1983, o pastor Benedito Eusébio Coelho foi indicado como o nosso pastor; serviu por 04 anos a estar igreja com zelo e dedicação, hoje pastor Coelho já descansa com o Senhor, mas, as marcas do seu pastorado ainda se ver em nossa igreja.

Durante a quadragésima oitava AGO da Ceadema em Santa Inês, no dia 30 de novembro de 1987, chegou o tempo de recebermos o pastor Luís dos Santos Oliveira que marcou por 14 anos nossa história pentecostal, e por algum tempo foi auxiliado pelo saudoso pastor Francisco Fernandes Rocha.

Durante a AGO da Ceadema em Zé Doca, no dia 15 de dezembro de 2001, o pastor Luizinho passou o cajado ao pastor Aquino Paulo Soeiro Furtado, que nos pastoreou até 18 de dezembro de 2004, pois, na AGO da Ceadema em Pedreiras, o pastor Antônio Sivaldo de Oliveira Lopes recebeu a direção da AD joanina.

Foram apenas 02 anos a liderança do pastor Sivaldo, pois, em 16 de dezembro de 2006, durante a AGO da Ceadema em Santa Inês, chegou o tempo de recebermos o Rev. Claudionor de Jesus Sampaio.

Pastor Sampaio, como carinhosamente o chamamos, é o Pastor que por mais tempo serviu a Assembleia de Deus em São João Batista, pois, foram 15 anos de Ministério em nossa igreja, e tendo como co-pastor Gleygson Teixeira, nos últimos anos.

E hoje, 30 de maio de 2021, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São João Batista, tem a alegria de receber em seus seio, o nosso décimo primeiro pastor presidente e o nosso novo pastor auxiliar.

Pastor Antônio Carlos Sousa Teles e Familia

Pastor auxiliar Adão Anúncio de Sousa e sua esposa

Pr. Antônio Carlos Sousa, carinhosamente conhecido como Carlos Teles desde a tenra infância foi criado em um lar cristão, aonde a Palavra de Deus sempre foi um norte, sendo filho do pastor José Teles de Sousa, sempre teve seu pai como exemplo de amor pela obra.

Morou em São Luís, mas, obedecendo ao chamado do Mestre foi auxiliar o pastor José Teles em Mirinzal, e após dar provas da chamada que ardia em seu coração, durante a segunda Assembleia Geral Extraordinária da Ceadema em Lima Campos, no dia 22 de junho de 2007 foi autorizado a Evangelista para auxiliar o pastor Teles na AD em Mirinzal.

Dando provas que de fato, fora escolhido por Deus ao ministério pastoral recebeu a ordenação, no dia 18 de dezembro de 2009, em ato da Septuagésima Assembleia Geral Ordinária em Santa Luzia.

Após auxiliar com muita eficiência e zelo, o pastor Teles pediu sua jubilação, durante a AGO da Ceadema em 2011, no Tirirical em São Luís, assim o pastor Carlos Teles assumiu de fato presidência da igreja a qual serviu por quase 14 anos, sendo uma década como o seu presidente.

Pr. Adão Anúncio de Sousa, criado em lar cristão. Morou por muitos anos em São Luís, aonde serviu ao Senhor no campo do Tirirical e posterior no campo São Luís (IADESL).

Após servir com amor e dedicação a causa do Senhor foi consagrado ao diaconato pelo pastor José Guimarães Coutinho, no dia 10 de novembro de 2008. Serviu como fidelidade as mesas, como é a função do diácono e também foi dirigente de congregação por muitos anos.

Em 2015, recebeu uma nova missão deixar a capital e servir como Missionário na AD em Mirinzal, auxiliando o pastor Carlos Teles.

Visto da provas do chamado pastoral, no dia 21 de dezembro de 2018, durante a septuagésima nona AGO da Ceadema em Maracaçumé foi autorizado ao ministério pastoral.

E hoje é com muita alegria, que recebemos o pastor Carlos Teles, missionária Yelda Silene e filhos Caio, Carlos Júnior e Adiel; junto com pastor Adão, a missionária Doranidia de Castro Sousa e filhos Matheus, Artur, Isadora e Joelma para serem oficializados como os novos pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São João Batista.

Rogomos ao Senhor de nossa história para que as palavras de Jeremias 3.15 " dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria", assim desejamos que seja o liderança dos pastores Carlos Teles e Adão Anúncio em nossa igreja.








0 Comentários