Japão instala banheiros públicos totalmente transparentes em parques

banheiro transparente tokyo 1400x800 0820
     Do VIX

O Japão é conhecido por ser um dos países mais limpos do mundo, mas o cuidado com a higiene não foi o bastante para acabar com a fama mundial de ter banheiros públicos escuros, sujos e perigosos.

Foi pensando nisso que a The Nippon Foundation decidiu criar um projeto para reformar 17 banheiros públicos em Shibuya, Tóquio. Arquitetos renomados foram convidados para essa missão, e um deles criou um banheiro transparente. A novidade já foi instalada em dois parques.

Quem vê de fora pode se assustar com o banheiro transparente, afinal, é possível ver tudo o que tem lá dentro.

As estruturas feitas de vidro transparente instaladas nos parques Yoyogi Fukamachi Mini Park e Haru-no-Ogawa Community Park, porém, ficam opacas quando a porta é trancada. Ainda bem, não é mesmo?

O projeto é assinado pelo japonês Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker 2014. A ideia é que os pedestres possam ver se o banheiro está limpo e vago sem precisar entrar na cabine. Além disso, os vidros, que são coloridos, serão iluminados durante a noite e vão ajudar a decorar os parques.

Outra ideia do projeto nomeado The Tokyo Toilet (O Toalete de Tóquio, em português) é deixar os banheiros públicos acessíveis a todos.

O projeto de Shigeru Ban conta com um banheiro para homens, outro para mulheres e um terceiro para pessoas que utilizam cadeira de rodas. Há também uma cadeirinha de criança para acomodar os pequenos enquanto os responsáveis precisam usar o banheiro.

Só não dá para se esquecer de trancar o banheiro antes de usá-lo.

0 Comentários