Um tipo específico de seda de aranha, chamado seda de linha de arrasto, pode ser usado para fabricar lentes para capturar imagens de alta resolução do interior de tecidos biológicos.
Cheng-Yang Liu, da Universidade Nacional Yang-Ming, em Taiwan, e os colegas usaram seda arrastada de aranhas Pholcus phalangioides para criarem uma estrutura sobre a qual se podem construir lentes.
Estas lentes podem ser úteis para capturar imagens em objetos à nanoescala, como vírus ou tecidos vivos. Segundo frisou Liu, já que as lentes são fabricadas com materiais não tóxicos, podem ser usadas com segurança no interior do corpo.
Para criarem a lente, cobriram um fio de seda de aranha em cera e, depois, adicionaram-lhe resina transparente. A resina formou uma cúpula pendurada na fibra e, de seguida, os investigadores levaram a estrutura a um forno ultravioleta. As lentes tinham apenas alguns micrómetros de diâmetro, perto do tamanho de um glóbulo vermelho.
A equipa de Cheng-Yang testou as lentes utilizando luz laser e produzindo uma espécie de feixe chamado nanojet fotónico, feixe de luz incrivelmente estreito que pode ser focado em diferentes distâncias da lente.
Fonte: JN
0 Comentários
REGRAS DE POSTAR SEUS COMENTÁRIOS;
- Comentários que agredirem outras pessoas serão excluidos
- Deixe sua opinião e evite palavras de baixos escalão