Cliente da agencia do BB em São João Batista recebem email supostamente falso

Resultado de imagem para fotos de email falsos

A tarde deste sábado (14) reservou uma surpresa desagradável para um cliente do BB de São João Batista-ma: ele recebeu um email em nome da empresa avisando de um suposto atualização corrige elementos do plugin de acesso do cliente. Seria mais um simples caso de scam se não fosse por um detalhe: a mensagem não contém os dados, pede apena que o cliente utilize o botão para atualizar e iniciar.

Veja o email:

Prezado Usuário,

Estamos
xenviando este e-mail para os clientesxinformandoxque foi lançadaxuma atualizaçãoxde acesso no dia 14/10/2016.

Frequentemente realizamos atualizações
xvisandoxaumentar axsegurançaxde nossos clientes. 

Esta atualização
xcorrige elementosxdo pluginxde acesso e se fazxobrigatóriaxpara os clientes pessoaxfísica. Para realiza-la siga asxorientações disponíveis no link abaixo:

http://wm.imguol.com/v1/blank.gif
Utilize o botão atualizarxparaxiniciar

Atenciosamente,
Banco
xdoxBrasil



Regra básica: desconfie de tudo

Saiba que um email falso SEMPRE virá de uma empresa grande e conhecida ou até mesmo de pessoas da sua lista de contatos.
Os criminosos usam empresas renomadas justamente para dar mais "credibilidade" à mensagem enviada. Os nomes mais usados são os de grandes lojas e magazines e também os bancos e instituições financeiras, sem contar nos órgãos de proteção aocrédito, como SPC e Serasa.
Já se um amigo seu estiver com o computador infectado por um vírus, por exemplo, este vírus pode automaticamente enviar emails falsos para toda lista de contatos da pessoa infectada. Essa prática de autopropagação é muito comum na grande maioria das pragas virtuais.
Por isso, sempre que receber um email com links para ver fotos, vídeos ou ainda consultar uma compra ou seu registro de crédito, NÃO CLIQUE pois possivelmente estamos falando de uma fraude.

Verifique os links

O objetivo básico de um email falso é fazer você clicar em um link que vai instalar um vírus ou direcioná-lo para uma site falso a fim de obter seus dados pessoais e/ou financeiros. Então, antes de clicar em qualquer link que você recebeu por email, verifique para onde você será "levado" quando clicar nele.
Isso é bem simples, basta deixar o mouse sobre o link e observar a barra de status (no canto inferior esquerdo geralmente) do seu navegador ou cliente de email. Veja um exemplo na figura abaixo:
email falso 2

Note que ao deixar o ponteiro do mouse sobre o link que mostra um endereço, na barra de status é mostrado um site que não tem nada a ver com a ideia passada pelo email. Se você fizer isso com os demais links da mensagem, verá que todos eles levam para este mesmo endereço que apareceu na barra de status (ou endereços semelhantes).
Tome cuidado também em relação aos endereços semelhantes, por exemplo: você recebe um email do Bradesco, mas ao verificar os links, o site que aparece na barra de status é bradesco.org.br. Neste caso o que muda é a terminação do site, apesar do nome principal ser o mesmo da empresa real trata-se de um site falso.

Dicas gerais

  1. Se você só visualizar um email fraudulento, nada irá acontecer. Portanto, evite ao máximo clicar em links que você recebe, eles é que são o problema.
  2. Evite acessar ofertas que você recebe de sites onde você não fez cadastro para receber tal informação.
  3. Nenhum banco contata seus clientes por email para solicitar informações pessoais ou de acesso, o mesmo vale para instituições financeiras de um modo geral.
  4. SPC, Serasa e semelhantes não contatam por email, SEMPRE por correspondência via correio e que você precisa assinar na hora do recebimento.
  5. Órgãos públicos não fazem comunicação por email para solicitar informações.
  6. Nunca instale nenhum plugin, programa ou extensão sugerida em algum email recebido.
Seguindo as dicas deste tutorial, você já irá conseguir evitar a grande maioria dos problemas que um email falso pode lhe causar. Lembre-se de sempre desconfiar, mesmo quando a mensagem parecer verdadeira não custa certificar-se com o remetente se realmente foi ele quem enviou.

0 Comentários